Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet, São Paulo – Atualização

O Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet será realizado em São Paulo, Brasil nos dias 23 e 24 de abril de 2014. Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura do ecossistema de governança da Internet.

O Prof. Virgílio Fernandes Almeida, Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil e Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será o Presidente do encontro. O presidente em breve nomeará co-presidentes de outros setores da comunidade global para garantir o equilíbrio multissetorial.

Quatro comitês serão criados para garantir um evento de sucesso.

Comitê Multissetorial de Alto Nível, presidido pelo Ministro das Comunicações do Brasil, Sr. Paulo Bernardo Silva, será responsável por supervisionar a estratégia global da reunião e promover o envolvimento da comunidade internacional. Ele será composto por: representação de nível ministerial de doze governos; doze membros da comunidade multissetorial (três da sociedade civil, três do setor privado, três da academia e três da comunidade técnica) a ser propostos através da /1Net, e dois representantes de organismos internacionais a ser nomeados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas. Os nomes dos membros desta comissão serão anunciados na segunda-feira, 27 de janeiro de 2014.

Comitê Multissetorial Executivo, co-presidido por Demi Getschko e mais uma pessoa a ser proposta através da /1Net, será responsável pela agenda da reunião, seu formato e o convite a participantes, buscando uma participação equilibrada da comunidade multissetorial global. Será composto dos seguintes oito membros brasileiros por meio do CGI.br: Maximiliano Martinhão e Benedicto Fonseca de governo, Carlos Afonso e Percival Henriques da sociedade civil, Cássio Vecchiatti e Henrique Faulhaber do setor privado, Flávio Wagner e Demi Getschko da academia e comunidade técnica. Oito membros adicionais da comunidade multissetorial global serão propostos através /1Net até 17 de janeiro de 2014. As Nações Unidas foram convidadas a nomear um membro de um organismo internacional.

A data da primeira reunião do Comitê Multissetorial Executivo será segunda-feira 27 janeiro de 2014, em São Paulo, no escritório CGI.br e participação remota será facilitada.

Comitê de Logística e Organização será co-presidido por Hartmut Glaser (CGI.br) e Nick Tomasso (ICANN). Inicialmente, este comitê irá incluir três membros adicionais, um do Ministério da Justiça do Brasil, um do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e uma pessoa de “liaison” proposta pelo “Steering Committee” da /1Net. Esse comitê será responsável por orientar todos os aspectos logísticos da reunião, incluindo: promoção de mídia, comunicações internacionais, desenvolvimento e gestão do sítio Web, sensibilização, local da reunião, estratégia de financiamento aos viajantes, segurança e participação remota. A primeira reunião do Comitê de Logística e Organização será realizada na segunda-feira, 27 de janeiro de 2014. Enquanto isso, os dois co-presidentes já estão envolvidos em lançar as bases para a logística da reunião e garantir a execução em tempo hábil.

A última comissão, o Conselho de Assessores Governamentais, vai acolher todos os representantes de governos interessados em participar e contribuir para a reunião. O Comitê Multissetorial de Alto Nível em breve estabelecerá um processo para a criação e funcionamento deste Conselho.

Para apoiar as comissões e operacionalizar as suas decisões, será constituída uma Secretaria do evento, a ser formada e liderada por Daniel Fink (Ministério de Relações Exteriores) como diretor-executivo em tempo integral. A Secretaria, a ser localizada em São Paulo, será responsável por todos os aspectos de gestão e as operações para garantir o sucesso da reunião, incluindo : logística, finanças, risco, contribuições de conteúdo e comunicações. A data de início das operações da Secretaria será segunda-feira, 27 de janeiro.

O sítio Web oficial para a reunião será lançado no dia 27 de janeiro de 2014. O sítio permitirá que a comunidade global possa fornecer contribuições para a agenda substantiva da reunião, que consiste nos seguintes dois temas específicos:

  • Princípios de governança da Internet;
  • Roteiro para a evolução futura da governança do ecossistema da Internet.

O roteiro deverá tratar das características desejáveis para estruturas globalmente eficazes, legítimas e em evolução da governança. O roteiro deve englobar também um caminho para evoluir e globalizar as instituições e os mecanismos atuais, bem como tratar de necessidades emergentes.

cascade-diagram

Sobre o Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet

Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura do ecossistema de governança da Internet. A reunião será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2014, em São Paulo, Brasil, e será transmitida ao vivo além de permitir formas de participação remota. O encontro é organizado em uma parceria entre o CGI.br e /1Net.

Hashtag encontro: # netmundial2014

Sobre o CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a excelência técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multilarismo, transparência e democracia, CGI.br representa um modelo de governança da Internet multissetorial com a participação efetiva de todos os setores da sociedade em suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios).

Mais informações: https://www.cgi.br/

Sobre a / 1Net

A /1Net fornece uma plataforma abrangente e aberta para discutir assuntos de governança da Internet para todos os interessados (pessoas físicas, governos, sociedade civil, academia, técnicos e setor privado).

Mais informações sobre como participar: https://1net.org/