Estatísticas de Expressão de Interesse apontam o caráter multistakeholder do NETmundial

São Paulo, 25 de fevereiro de 2014 – O período de registro de Expressão de Interesse para participação presencial no NETmundial está aberto desde o dia 5 fevereiro e vai até o próximo dia 28. Durante esse período, a Secretaria Executiva do encontro tem coletado constantemente estatísticas, com o objetivo de entender melhor as características do público que pretende estar presente. Os gráficos a seguir representam algumas visualizações interessantes dos potenciais participantes da reunião, com base em dados recolhidos até o dia 24 de fevereiro.

O maior volume de interesse de participação no NETmundial vem do Setor Privado (28,8%) e da Sociedade Civil (25,4%), seguido pelo Governo (14,1%), Academia (13,5%) e da Comunidade Técnica (12,8%). É importante ressaltar que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil está recebendo Expressões de Interesse diretamente dos governos, por meio de canais diplomáticos. Esses números serão logo atualizados.

Gráfico1_2502

Há Expressões de Interesse vindas de todo o mundo, incluindo países de todos os continentes. O principal grupo interessado em participar vem da América Latina e Caribe (38%), enquanto América do Norte e Europa possuem um volume similar (17,1% e 16,9%, respectivamente), seguido de Ásia (13.7%), Africa (10.7%) e Oceania (3.2%).

Gráfico2_2502

O gráfico abaixo mostra a distribuição de representantes de cada setor e continente. No geral, cada continente tem todos os setores representados, exceto a Oceania, para a qual ainda faltam representantes do Setor Acadêmico. Vale destacar que as manifestações de interesses da Sociedade Civil são mais fortes na África, enquanto as do Setor Privado são mais fortes nas Américas.

Gráfico3_2502

Cerca de 70% das pessoas que preencheram o formulário de Expressão de Interesse declararam sua intenção de apresentar uma contribuição de conteúdo cobrindo um dos temas do evento: “Princípios de Governança da Internet” ou “Roteiro para a evolução futura do ecossistema de governança da Internet”.