Declaração Multissetorial do NETmundial é apresentada

Encontro global realizado em São Paulo chega ao fim defendendo a Internet livre e multiparticipativa.

São Paulo, 24 de abril de 2014 - O NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet – celebra a realização de um marco, com definições consistentes para os princípios de governança da Internet e o roteiro para o desenvolvimento futuro da governança da Internet, após dois dias de encontro em São Paulo. Organizado por uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, o encontro reuniu 1.480 representantes dos diferentes setores com vozes ativas, incluindo participação remota, de uma diversidade de 97 países.

A “Declaração Multissetorial do NETmundial” alcançou o seu formato final após um processo que começou com 188 contribuições de conteúdo enviadas por representantes voluntários de 46 países. Durante os dois dias de evento, os participantes de 97 países tiveram a oportunidade de contribuir para a revisão desse documento, através das sessões de discussão. As sessões consideram ainda os 1.370 comentários feitos pelo público sobre o documento de referência, publicado no site oficial do NETmundial, além de comentários enviados por mais de 200 espectadores diários que acompanham o evento em tempo real através dos mais de 30 hubs remotos espalhados pelo mundo.

O presidente do NETmundial, Virgilio Almeida, declarou durante a cerimônia de encerramento do evento: “Esse encontro é uma prova inegável de que a inclusão tem os seus prêmios, resultando em um espírito transparente e democrático em direção a um objetivo em comum. Isso é um marco para a governança da Internet. Governos se reuniram com os demais setores para dar esse primeiro passo. A conclusão deve ser vista como uma contribuição de um grande número de representantes que irão se encontrar em outros processos envolvendo a governança da Internet”.

O NETmundial se destaca pela proposta colaborativa multissetorial, em que diferentes setores – Governo, sociedade civil, setor privado, academia e comunidade técnica global – se reuniram para discutir o futuro da governança da Internet, prezando pela manutenção de um ambiente multiparticipativo e democrático.

A seguir, apresentamos a Declaração Multissetorial do NETmundial na íntegra:

http://netmundial.br/netmundial-multistakeholder-statement/

Redes sociais

YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCubDqUV2N_lzzxT7JFVtilg

Flickr – https://www.flickr.com/netmundial2014

Facebook – https://www.facebook.com/netmundial2014

Twitter – https://www.twitter.com/netmundial2014

Sobre o NETmundial

No mesmo ano em que a World Wide Web completa 25 anos, o Brasil sedia o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet. O encontro é organizado em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet. Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema.

Em sua fase de captação de conteúdo para alimentar as discussões, o encontro recebeu 188 contribuições, de 46 países distintos. A proposta é abraçar solicitações de todos os setores no novo modelo de governança da Internet que deve ter sua elaboração iniciada a partir do encontro. O NETmundial acontece nos dias 23 e 24 de abril de 2014, em São Paulo. Mais informações: http://www.netmundial.org

 

Sobre o CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a excelência técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios da multilateralidade, transparência e democracia, CGI.br representa um modelo de governança da Internet multissetorial com a participação efetiva de todos os setores da sociedade em suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações: http://www.cgi.br/

Sobre a /1Net

A /1Net fornece uma plataforma abrangente e aberta para discutir assuntos de governança da Internet para todos os interessados (pessoas físicas, governos, sociedade civil, academia, técnicos e setor privado). Mais informações sobre como participar: http://1net.org/