NETmundial dá um passo à frente rumo à Internet igualitária e multissetorial

Marco Civil da Internet foi sancionado pela Presidenta Dilma no evento. Primeiro dia reúne 1229 participantes de 97 países. 

São Paulo, 23 de abril de 2014 - O NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet – encerra o primeiro dia de discussões celebrando avanços na definição dos Princípios de governança da Internet e do Roteiro para a evolução futura da governança da Internet. A abertura do evento contou com a presença da Presidenta da República Dilma Rousseff, que sancionou o texto do Marco Civil da Internet, aprovado ontem pelo Senado.

Além da Presidenta Dilma Rousseff, representantes dos diversos setores envolvidos na discussão da governança da Internet participaram da cerimônia de abertura: O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o presidente do NETmundial e secretário de política de TI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Virgilio Almeida;  o secretário-geral das Nações Unidas para temas econômicos e sociais, Wu Hongbo; o representante do setor acadêmico; o presidente da ICANN, Fadi Chehade; o representante do setor técnico e criador da Web, Tim Berners-Lee; o representante do setor privado e vice-presidente do Google, Vint Cerf; e a representante da sociedade civil e ativista Nnenna Nwakanma. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também esteve presente para prestigiar a seção de abertura.

O encontro, que contou com 1229 participantes, de 97 países, reforçou seu caráter multissetorial, com representantes de todos os setores envolvidos: Governo, sociedade civil, setor privado, academia e comunidade técnica global. 77 países levaram delegações com representantes ministeriais ao evento. Todos participaram das sessões de discussão sobre o documento de referência do encontro, elaborado a partir das 188 contribuições de conteúdo recebidas. As sessões estão divididas por tópicos do documento de referência, cada um representando pontos a serem considerados para a definição de princípios da governança da Internet e de um roteiro para o desenvolvimento desse ecossistema.

As sessões de discussão consideram ainda os 1.370 comentários feitos pelo público sobre o documento de referência, publicado no site oficial do NETmundial, além de comentários enviados por espectadores que acompanham o evento em tempo real através dos mais de 30 hubs remotos espalhados pelo mundo. Após cada sessão, os líderes se reúnem para fazer as anotações sobre os pontos referentes no documento. Após o fim dos dois dias de sessões, o NETmundial irá apresentar uma versão final do documento de referência, como sugestão para a comunidade global no sentido de guiar o desenvolvimento da governança da Internet.

Segundo dia

Nesta quinta-feira, o NETmundial dará continuidade às sessões de discussão sobre a definição de princípios da governança da Internet e de um roteiro para o desenvolvimento desse ecossistema. Ao final do dia, o documento de referência final será apresentado oficialmente. A programação para o segundo dia segue a programação abaixo:

8:30~10:30 Sessão de discussões 3: Princípios – parte II
Líderes:  Markus Kummer and Anriette Esterhuysen
Conselheiros: Adam Peake, Chengetai Masango, Zahid Jamil, Maximiliano Martinhão, Manal Ismail.
Tópicos restantes
10:30~11:00

Intervalo

11:00~13:00 Sessão de discussões 4: Roteiro parte II
Líderes:  Janis Karklins and Dongman Lee
Conselheiros: Marilia Maciel, Michael Niebel, Maemura Akinori, Dominique Lazanski, Flavio Wagner.
Tópicos restantes
13:00~14:00

Almoço

14:00~16:30 Além do NETmundial
Painel 1: NETmundial e o Ecossistema de Governança da Internet
Moderador: Andile Ngcaba
Participantes: Chengetai Masango, Christoph Steck, Fadi Chehadé, Hamadoun Touré, Kathy Brown, Milton Mueller.
Painel 2: Sessão de consulta pública com setores sobre a transição da gestão da IANA
Moderadora: Theresa Swinehart
Participantes: Adiel A. Akplogan, Byron Holland, Frederico Neves, Heather Dryden, Jari Arkko, Jonathan Robinson, Jörg Schweiger, Russ Housley.
16:30~17:00

Intervalo

17:00~18:00 Sessão de encerramento
Integrantes do Comitê Multissetorial de Alto Nível (HLMC) e do Comitê Executivo Multissetorial (EMC).

Links úteis:

Transmissão ao vivo (Adobe Connect)

English – https://icann.adobeconnect.com/netmundial-en/

Español – https://icann.adobeconnect.com/netmundial-es/

Français - https://icann.adobeconnect.com/netmundial-fr/

中国的 - https://icann.adobeconnect.com/netmundial-zh/

Pусский - https://icann.adobeconnect.com/netmundial-ru/

العربية - https://icann.adobeconnect.com/netmundial-ar/

Português do Brasil – https://icann.adobeconnect.com/netmundial-pt/

Transmissão ao vivo (Live Scribing)

English – www.streamtext.net/text.aspx?event=Net2

Redes sociais

YouTube Live: https://www.youtube.com/channel/UCubDqUV2N_lzzxT7JFVtilg (também com transmissão ao vivo)

Flickr – https://www.flickr.com/people/123520143@N06/ (fotos oficiais do evento)

Facebook – https://www.facebook.com/netmundial2014

Twitter – https://www.facebook.com/netmundial2014

Acesso rápido:

Agenda – https://netmundial.br/2014/agenda/

Documento de referência – https://document.netmundial.br

Contribuições de conteúdo recebidas – https://content.netmundial.br/2014/docs/contribs

Lista de participantes – https://netmundial.br/2014/blog/2014/04/20/netmundial-announces-list-of-registered-participants/

Lista de hubs remotos – https://netmundial.br/2014/remote-participation/

Sobre o NETmundial

No mesmo ano em que a World Wide Web completa 25 anos, o Brasil sedia o NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet. O encontro é organizado em uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, fórum que reúne entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet. Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema.

Em sua fase de captação de conteúdo para alimentar as discussões, o encontro recebeu 188 contribuições, de 46 países distintos. A proposta é abraçar solicitações de todos os setores no novo modelo de governança da Internet que deve ter sua elaboração iniciada a partir do encontro. O NETmundial acontece nos dias 23 e 24 de abril de 2014, em São Paulo. Mais informações: https://www.netmundial.org

Sobre o CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a excelência técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios da multilateralidade, transparência e democracia, CGI.br representa um modelo de governança da Internet multissetorial com a participação efetiva de todos os setores da sociedade em suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações: https://www.cgi.br/

Sobre a /1Net

A /1Net fornece uma plataforma abrangente e aberta para discutir assuntos de governança da Internet para todos os interessados (pessoas físicas, governos, sociedade civil, academia, técnicos e setor privado). Mais informações sobre como participar: https://1net.org/